Consumismo. Um Sistema em Crise!



A princípio é bom lembrar que problemas sociais são consequências da falta de compromisso que temos com a educação, por isso, se quisermos que algo mude, devemos fazer juntos.

Vamos lá. Perceba que o consumo produz muito lixo, e pra piorar o lixo ainda é visto como problema. Mas não vamos conversar sobre o mau gerenciamento do lixo e o impacto ambiental consequente. Vamos deixar meios e fins para depois, agora vamos tratar de princípios.

O Consumo

A questão está nos hábitos e no modo de vida das pessoas, que sustentam um sistema em crise. No relatório de Desenvolvimento Humano diz:

“O crescimento do consumo exagerado está acabando com os recursos ambientais do planeta.”

Em seguida relata,

“20% dos países realizam 86% do consumo global, enquanto 80% dos países realizam apenas 14% de todo consumo.”

VÍDEO | Entenda a razão deste Post e a crise na gestão do sistema. É bom saber!

Sendo assim, o consumo se relaciona não só com o meio ambiente, mas também, com a desigualdade social, entre outros problemas globais que devemos eliminar através da educação.

É preciso desenvolver um consumo sustentável (inteligente). A solução está na mudança de comportamento e dos hábitos humanos. O consumo é natural, porém, existe um processo gigantesco que deve ser levado em conta. A gestão de recursos naturais do planeta está ultrapassada e devemos atualizar.

A necessidade faz o ser evoluir.

Evoluir é reciclar o pensamento. Começar pelas coisas simples é um ótimo exercício. Como acreditar na educação social ou respirar a vida antes que você ache que deva comprar mais um produto de consumo que supostamente irá te satisfazer.

Sustentar a vida é entender que dinheiro não compra felicidade, ele apenas consome. É como comprar usar e jogar fora. Se for descartável, não é felicidade.

Poucas são as pessoas que mudam muita coisa, mas praticar o bom-senso é sair do senso-comum, é abrir caminhos para novos valores. Aprender a consumir será inevitável, é só questão de tempo, então porque não agora?

VÍDEO | Atual consumo global

Anúncios

Sobre Igor Holanda Nanni

Formado em Publicidade, fiel na educação como base sustentável para o desenvolvimento social. Trabalho: Webwriter / Search Engine Marketer Email: igorholanda2@gmail.com / Twitter: @IgorHolanda
Esse post foi publicado em Educação e marcado , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Consumismo. Um Sistema em Crise!

  1. Gabi Paniago disse:

    Sou um pouco suspeita para deixar minha opinião sobre filosofia, pq isso me encanta muito, mas esse é o caminho.. poucas são as pessoas hoje em dia que arriscam “filosofar”. Parabéns pelo blog e pelo assunto que você escolheu primeiro (que deve ser falado sempre, e que devemos bater muito ainda nesta tecla) e que conseguiu trabalhar muito bem =). Agora só pra não perder o costume, “conseqüente” não tem mais trema ! hahaha beijo

  2. Felipe disse:

    Parabéns pelo primeiro post. Na verdade, esse é o “primeiro passo” para a conscientização. A grande barreira a se transpor é, sem dúvida, mudar pensamentos. Como foi dito no post, “Evoluir é reciclar um pensamento”. Daqui pra frente, cabe apenas a cada um de nós. Parabéns, esse está sendo um ótimo começo.

  3. Krisne karine disse:

    Realmente é muito importante a questão do consumo exagerado, mas eu não imaginei que este consumo resultaria também no consumo de matérias -prima, quer dizer eu não me importava, e agora vejo que as pessoas também não se importam, ou pelo ao menos algumas, não vou generalizar.

    Nós temos o costume de nos emocionarmos só no momento da notícia, a reação é momentania, depois passa, difícil é seguir as regras, abraçar a causa. E é por isso que achei interessante o seu trabalho,e digo que agora, sem hipocresia me importo e te dou maior apoio. Parabéns!!

  4. Lea Maria disse:

    Parabéns pela iniciativa de fazer o blog e tratar desse assunto!
    Espero que conscientize as pessoas de todas as coisas que você disse e da importância de cada uma delas! Conte comigo!
    beijão!
    sucesso!

  5. Dani Brandão disse:

    Parabéns pelo blog e por abordar este tema, Igor!!
    Apesar que.. confesso que estou um pouco nessa, “turma de consumistas”, mas acho super importante ter uma reflexão sobre esse assunto.Pois, a reflexão nos faz pensar melhor se o que adquirimos é realmente necessário ou se são apenas produtos desnecessários, e o pior, acabando com os recursos ambientais do planeta.
    É isso aí!! Gostei do texto.
    Super Beijo

  6. André Miron disse:

    Poxa bacana esse blog hein amigo! Eu, pupuca, evaniélson, sete-belo e companhia apoiamos essa idéia! Sucesso man!

  7. Giovana Gomes disse:

    ADOREI seu Blog. Na verdade, todos nós sabemos como as coisas acontecem e porque acontecem, porém seu texto e os vídeos apresentados é como uma sirene que nos faz despertar do nosso comodismo e olhar para a realidade, de quanto estamos sendo feitos de idiotas, o quanto estamos sendo irresponsáveis e negligentes com nós mesmos. O mais irritante é que ficamos como crianças que tem um brinquedo quebrado quando as conseqüências começam aparecer. Ficamos penalizados com as tragédias na TV e nos pomos a reclamar do governo esquecendo que o governo somos nós, quem tem a força e o poder somos nós. Cada um de nós é responsável pelo seu consumo, seu lixo e pela conseqüência do mau uso dos recursos e possibilidades que nossa inteligência pode nos oferecer. Nenhum governo fará por nós o que nós mesmos não fazemos. Se pararmos para pensar, por exemplo, é ridículo um pais como o nosso, seguir moda, sendo que não temos saúde, educação, segurança.
    Sentada na sala, digitando esse comentário, fiquei envergonhada de mim mesma, por perceber que a maioria das coisas que estão a minha volta, só em minha sala, não são verdadeiramente úteis. É… realmente precisamos mudar e a educação é o melhor meio.

  8. Ligia disse:

    Isso mesmo, chamando cada cidadão na responsabilidade!!! Fico indignada com pequenas atitudes que fazem uma baita diferença serem descartadas a esmo. A primeira pergunta que sempre me faço ao comprar algo é “Eu preciso de verdade, ou será mera aquisição supérflua?” Questão de conscientização se aprende no decorrer da vida e também vem de berço. Deixo a dica de leitura do livro “A Sociedade do Consumo” de Jean Baudrillard, pensador francês já falecido, mas que vale a pena de ler.

    Beju!

  9. Pingback: Lixo. Uma Palavra Equivocada! | Educação Filosofal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s